quarta-feira, 12 de dezembro de 2007

BRICS!


É interessante ver o poder que os BRICS atingiram na midia nacional e internacional. Jornais e revistas mostram o que há de favoravel e desfavoravel nestes países em desenvolvimento; uma Russia em recuperação, uma China com o maior crescimento mundial...a volta de todos os olhares para esses países atraiu a atenção da moda. Karl Lagerfeld no ultimo desfile Pre-Fall da Chanel com direito a cabelos um pouco Brigitte Bardot e mais inspirado em Amy Winehouse talvez sua nova musa fashion, declarou que os interesses sao nesses "novos" países, uma moda mais voltada a estes. Tom Ford também ja disse que deseja abrir um loja masculina na Russia que é um grande mercado e concerteza foi o que achou Ralph Lauren com a abertura de sua primeira loja no país em Moscow. Rumores dizem uma expansão da Topshop, com a abertura oficial de uma loja em Nova York no bairro do Soho e talvez no Brasil, China e Russia, mas estes três ultimos ainda são rumores.

Com a entrada de todas esssas grandes marcas e com grandes investimentos nestes países, como as marcas nacionais irão se comportar? A disputa no mercado de luxo talvez será benéfica para o próprio consumidor, com produtos de melhor qualidade e design e mais investimentos publicitários. A competição nacional versus internacional, irá forçar a industria nacional equivaler ao nivel de qualidade internacional, e o consumidor nao terá de pensar duas vezes antes de comprar um produto de seu próprio de seu próprio país.

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